ANPEPP | GT Psicologia e Estudos de gênero


O Grupo de Trabalho "Psicologia e Estudos de gênero" integra a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e tem por objetivo consolidar e ampliar espaços de interlocução entre pesquisadores/as oriundos/as de diferentes instituições de ensino superior do país, que produzem no campo dos estudos de gênero na Psicologia e em diálogos com outras áreas. 

Iniciamos as atividades em 2006, procurando resgatar temas de discussões de grupos presentes na ANPEPP em épocas anteriores, focados nas questões feministas, de mulheres e de gênero. 

Nestes tempos de produção de pânico moral em relação aos estudos de gênero, feminismos e sexualidades, quando a categoria gênero é retirada dos planos de Educação e as resoluções 001/99 e 001/18 do Conselho Federal de Psicologia continuam a sofrer ataques internos e externos, temáticas que estão presentes nas ações de extensão e pesquisa da maior parte das/os integrantes do Grupo, a continuidade deste GT, já consolidado, que se dedica aos estudos de gênero na Psicologia desde o XI Simpósio da ANPEPP, é importante e se reveste do significado de resistência. 


ParticipaçãoMembroE-mail    Currículo Lattes
CoordenadorAnna Paula Uzielmaralago7@gmail.comVisualizar
Vice-coordenador      Jorge Lyrajorglyra@gmail.comVisualizar
IntegranteBenedito Medradobeneditomedrado@gmail.comVisualizar
IntegranteFernando Silva Teixeira Filhoferttilli@hotmail.comVisualizar
IntegranteGabriela Salomão Alves Pinhogabriela.pinho@ifrj.edu.brVisualizar
IntegranteGelberton Vieira Rodriguesgelbertonrodrigues@gmail.comVisualizar
IntegranteGiovana Ilka Jacinto Salvarogiovanailka@gmail.comVisualizar
IntegranteMara Coelho de Souza Lagouzielap@gmail.com
Visualizar
IntegranteMaria Lúcia Chaves Limamarialuciacl@gmail.comVisualizar
IntegranteMario Felipe de Lima Carvalhomariofelipec@gmail.comVisualizar
IntegranteMarlene Neves Streystreymn@pucrs.brVisualizar
IntegrantePatricia Castro de Oliveira e Silvapatriciacastropsi@gmail.comVisualizar
IntegrantePatricia Porchat P. S. Knudsenpatricia.porchat@unesp.brVisualizar
IntegranteRafael De Tiliorafaeldetilio.uftm@gmail.comVisualizar
IntegranteRaquel Furtado Conteraquel8msn@hotmail.comVisualizar
IntegranteRicardo José de Souza Castroricardojscastro@gmail.comVisualizar
IntegranteSandra Elena Spositosandrelena@uol.com.brVisualizar
IntegranteSimone Ouvinha Peressimoneoperes@gmail.comVisualizar
IntegranteTelma Low Silva Junqueiratelmalow@gmail.comVisualizar
IntegranteValeska Maria Zanello de Loyolavaleskazanello@gmail.comVisualizar
IntegranteVivian Matias dos Santosvivianmsa@yahoo.com.brVisualizar



Objetivos:

  • ampliar a discussão conceitual sobre gênero, considerando os referenciais teóricos com os quais as/os participantes vêm trabalhando e a conjuntura nacional e internacional de ataque à democracia;
  • promover e fortalecer ações no campo da Psicologia que tenham o gênero como eixo ou sejam atravessadas por ele.
  • fortalecer a rede de pesquisadoras/es do GT;
  • Sistematizar , para serem divulgados posteriormente, os entraves e os embates travados nos últimos dois anos em diversas partes do país em torno de temáticas relacionadas aos estudos de gênero, buscando analisar o ocorrido, pensar e fortalecer estratégias de enfrentamento;
  • construir engajamentos nas redes mais amplas por nós coordenadas como “Por todas as famílias” e “Internacional do Gênero”, “Gênero Ameaça(n)do”, através da proposição de atividades acadêmicas ou científicas conjuntas de pesquisa, ensino, extensão, bem como organização de eventos e construção de documentos políticas em defesa dos direitos humanos;
  • discutir estratégias para publicações conjuntas.

Histórico


O GT Psicologia e Estudos de Gênero iniciou seus trabalhos em 2006, no XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. Formação: ensino e pesquisa na Pós-graduação em Psicologia, realizado em Florianópolis de 15 a 19 de maio. Proposto e coordenado por Mara Coelho de Souza Lago, professora titular do Departamento de Psicologia da UFSC e docente permanente do PPGP dessa instituição e pelo psicólogo Adriano Henrique Nuernberg, na época docente da UNISUL, atualmente professor aposentado na UFSC. Em seu doutoramento cursado no PPGICH/UFSC, Nuernberg realizara amplo estudo sobre “Gênero no contexto da produção brasileira em Psicologia” (2005), pesquisando as primeiras gerações de psicólogos que desenvolveram estudos de gênero no país. Na construção desse histórico dos estudos de gênero, estreitamente ligados às correntes da psicologia social, que se desvinculavam dos laços tradicionais anglo-americanos que a caracterizavam nos primórdios dos cursos de psicologia no Brasil, Nuernberg (2005), analisou o papel da ANPEPP na produção acadêmica sobre gênero na psicologia brasileira, revelando que esta Associação, em seu IV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico realizado em Brasília DF em 1992 , já contara com um GT intitulado “Psicologia e Relações de Gênero” coordenado por Maria Inácia D’Ávila Neto, professora da UFRJ. Conforme o autor, este evento “representou o reconhecimento dos estudos de gênero no campo da pós-graduação em psicologia como uma temática cientificamente pertinente e de abordagem interdisciplinar de investigação” (p.123).

Analisando os temas discutidos pelas componentes do grupo, acompanhou a trajetória do GT em 1994 (Caxambu, MG) com a incorporação de novas pesquisadoras e a criação, neste Simpósio, de novo grupo de trabalho “Mulher, feminino e sexualidade feminina”, proposto por pesquisadoras do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, evidenciando a expansão desse campo de estudos. Ambos os GTs participaram do VI Simpósio em 1996, Petrópolis RJ; do VII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, realizado em Gramado RS em 1998. Em 2000, no VIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico, realizado em Serra Negra, SP, participou apenas, e pela última vez, o GT Psicologia e Relações de Gênero, sendo que as pesquisadoras que o compunham optaram pela sua descontinuidade, inserindo-se em outros GTs da ANPEPP, com o argumento de que gênero era tema transversal a outros inúmeros campos de estudos na psicologia.

A proposta do GT Psicologia e Estudos de Gênero, em 2006, que convidou várias das antigas integrantes do GTs anteriores, consideradas por Nuernberg (2005) como a segunda geração de estudiosas de gênero na psicologia, aquela que realmente introduz os estudos acadêmicos de gênero como área específica de investigação, destacou o objetivo de retomar esses estudos na ANPEPP como um campo de pesquisa, docência, extensão, que se desenvolvera com destacada potência na psicologia social brasileira, ligada à expansão dos Programas de Pós Graduação em Psicologia no país.

Em 2008, em Natal, Rio Grande do Norte, no XII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP Conhecimento em Psicologia no Brasil: expansão e avaliação, o GT 42 “Psicologia e Estudos de Gênero” coordenado por Mara Lago (UFSC) e Anna Paula Uziel (UERJ), enfatizou em sua proposta a importância do campo dos estudos interdisciplinares de gênero para a psicologia e de sua retomada nos Simpósios da Associação. Contou com 11 docentes pesquisadoras/es e dois doutorandos provenientes de oito universidades, de seis cidades e três regiões do país, participantes de vários núcleos de pesquisa, ligados a cursos de pós-graduação. A preocupação era a expansão de uma rede de estudos de gênero em psicologia com publicações e pesquisas em comum.

O XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP Pesquisa em Psicologia: formação, produção e intervenção, realizado em Fortaleza, de 6 a 9 de junho de 2010, contou com a participação do GT 45 “Psicologia e Estudos de Gênero”, composto por 17 participantes, oriundas/os de 11 universidades, situadas em nove cidades de quatro regiões do país. O grupo deliberou dar continuidade às discussões teórico metodológicas, através de reuniões e participação conjunta em outros eventos acadêmicos, como o Fazendo Gênero (UFSC, Florianópolis) Pensando os Gêneros (UNESP, Assis), os encontros nacionais da ABRAPSO, além dos encontros regionais de redes feministas como a REDOR, no Nordeste, no sentido de implementar projetos comuns de investigação e produção, com vistas ao incremento das reflexões e produção sobre gênero na psicologia.

O XIV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico Produção e divulgação científica: os desafios da interdisciplinaridade, aconteceu em Belo Horizonte, de 6 a 9 de junho de 2012, na UFMG. O GT 12 “Psicologia e Estudos de Gênero” coordenado por Mara Lago e Anna Paula Uziel, foi composto por 15 participantes de nove universidades, de 10 cidades e cinco regiões do país. O GT, como de hábito, contou também com a participação de doutorandas e doutorandos ligadas/os aos programas de pós graduação das diversas instituições em que atuavam suas/seus orientadoras/es, interessadas/os em participar da consolidação do espaço de interlocução entre pesquisadores de diferentes instituições, acompanhando e contribuindo com a expansão dos estudos de gênero na psicologia.

O XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico Pesquisa, colaboração e comprometimento em Psicologia, ocorreu em Bento Gonçalves, de 6 a 9 de maio de 2014. O GT 44 “Psicologia e Estudos de Gênero” novamente coordenado por Mara Coelho de Souza Lago e Anna Paula Uziel, contou com 18 participantes de 12 universidades, sediadas em 11 cidades, situadas em quatro regiões do país. Contando com a entrada de novos membros, o GT mais uma vez teve a participação de discentes de pós-graduação atuantes nos temas de pesquisa desenvolvidos por seus orientadores e orientadoras. Alguns membros do GT, que iniciaram sua participação como doutorandos, já eram então professores/as concursados/as em universidades federais ou estaduais do país e em 2016 passaram a integrar outros grupos, em um movimento que demonstrava o importante papel de formação de integrantes do GT nos últimos anos.

O XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. Dimensões éticas e produção científica, ocorreu em Maceió, de 7 a 10 de junho de 2016. O GT “Psicologia e Estudos de Gênero” esteve presente sob a coordenação de Mara Lago e Anna Paula Uziel, contando com um número menor de participantes. Como resultado de efeitos do corte de verbas destinados às universidades públicas brasileiras, que começavam a se refletir nas políticas de educação, alguns integrantes do GT manifestaram dificuldades para arcar com as despesas de inscrição, transporte e hospedagem no Nordeste do país.

Em 2018, em Brasília, apesar de esvaziado o encontro em função da data, o GT este presente, inclusive propondo uma moção, em parceria com o GT Psicologia, Política e Sexualidades, de repúdio às e aos docentes que, já àquela época, estavam sendo perseguidas/os por suas posições políticas e/ou por estudarem gênero.

Em todos os congressos acadêmicos em que muitas/os de nós estamos presentes aproveitamos para reunir o grupo do GT, como todas as edições do Fazendo Gênero desde 2006, os congressos da Abrapso e demais eventos científicos que aconteçam. Nos eventos Gênero Ameaça(n)do, que teve sua 4ª edição em Paris em setembro de 2019, tendo começado no Rio em 2017, várias das pessoas do GT foram convidadas para compor as mesas, ou se organizaram para estar presentes.

Como um grupo já consolidado no desenvolvimento de pesquisas, orientações, docência e extensão ligadas a programas de pós-graduação em psicologia, em uma rede que envolve profissionais e estudantes de diferentes regiões do país, em 2015 o GT Psicologia e Estudos de Gênero emitiu nota criticando a retirada da temática de gênero e sexualidade dos planos nacional, estaduais e municipais de educação e tem se manifestado em diversas situações.


Em um momento político de ataques sucessivos aos direitos humanos, materializado na supressão de direitos sociais conquistados na Constituição Federal de 1988, na perseguição de professoras que trabalham com gênero e no questionamento da postura da psicologia em relação ao tratamento da homossexualidade, apenas para citar alguns dos movimentos fascistas e conservadores do momento, faz-se necessário afirmar a importância do conhecimento como resistência e o compromisso da psicologia com a luta pelos direitos humanos de todos, especialmente dos mais vulneráveis, por igualdade, defesa da diversidade, contra discriminações de classe, gênero, raça, etnia, sexualidades e em prol de uma universidade pública democrática. A inclusão dessas temáticas nas salas de aula, seja da graduação ou da pós-graduação se fazem pungentes e tem sido proposta pelas/os integrantes deste GT. Parece fundamental a continuidade e o incremento dos estudos de gênero, feministas, de sexualidades neste momento político.

Por todo este histórico e pelo momento político que vivemos, a continuidade deste GT no XVIII Simpósio da ANPEPP é fundamental. Para além das atividades internas, estamos propondo, em parceria com o GT Sexualidade e Política, um Circuito Lilás, já presente em eventos de outros campos das ciências sociais, como IUES, SBS e RBA, com o intuito de localizar pesquisadoras/es do campo que não estejam, necessariamente, vinculadas/os a GTs temáticos. Assim, será possível conectar e encorpar esta rede que se tem ampliado significativamente nos últimos tempos, num diálogo marcadamente interdisciplinar no qual a participação da psicologia brasileira é muito importante.